segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Um pouco do Sabá




Normalmente um membro da Mão Negra mantém sigilo sobre sua identidade como membro. Se você afirmar sua posição dentro da Mão Negra, ganha seus dados de "membership" como Status no Sabá. Dessa forma, por exemplo, o Alaav - um Seraphim - pode usar seu "Crédito de Seraphim" pra jogar 5 dados em testes sociais contra um membro do Sabá regular + seus Status no Sabá - que também é 5 - antes de recorrer a sua parada de Dados. Ele não faz isso, e os membros da mão são ensinados a não fazer disso algo agravante porque esses dados extras são oriundos do emprego da palavra como membro da mão. Alguém que use esse argumento com frequência vai empenhar a mão além de suas próprias capacidades. Se um operativo começar a usar a Mão Negra pros seus próprios fins, ele vai morrer em breve.

Isso coloca dois prospectos de interpretação: Numa crônica mista com um bando normal do Sabá, o operativo vai tentar sempre parecer completamente normal. Quando ele convocar a ajuda da mão ou for convocado, ele fará isso discretamente e possivelmente respeitando as regras de bando do Ductus dele. Num Kamut ou num jogo extenso da Mão Negra (uma Coluna/vários Kamuts), os operativos funcionarão num clima de camaradagem forte entre si, mas de silêncio constrangedor junto aos membros do Sabá regular. A interpretação de operatis especiais sempre é muito dependente das circunstâncias.

Nos livros, ao menos, não há nenhum bordão. Existe apenas uma habilidade muito curiosa - exclusiva da Mão Negra - chamada "Arte da Memória" que consiste em reconfigurar suas lembranças de forma diferente do padrão regular. Isso faz com que tentativas de Dominação fiquem inúteis e que o operativo nunca revele nada enquanto estiver dopado.


Considerando que membros do Sabá já são naturalmente imunes ao laço de sangue pelo efeito da Valderie, isso inutiliza a maior parte das tentativas de invasão mental. O que alguns membros fazem pra se divertir e entrosar são "brincadeiras" de Arte da Memória - reunir o maior volume de informações numa memória coletiva simples. Assim como velhos grupos de amigos possuem piadas internas, bandos de operativos que operam em conjunto podem ter vastos repertórios de memórias coletivas que transformam sua fala/interpretação em algo engraçado, ou no mínimo inusitado.


A Mão Negra é uma meritocracia muito feroz, inclusive. Um exemplo usado no livro: Hagar Stone é um Malkaviano, Shakar que coordena um grupo de assassinato. Ele é perfeccionista ao extremo e muito difícil de lidar para um operativo normal. Ainda assim, ele faz planos de assassinato com um nível de detalhamento absurdo, que possui 6 rotas de contingência para cada permutação relevante que possa acontecer no plano, além de instruções completas sobre que tipo de coisas podem gerar cada permuta. Dessa forma, sua taxa de sucesso está alcançado rapidamente a do primeiro colocado - um Assamita antitribu que começou a fazer o mesmo serviço que ele um século antes. Ainda assim, a Mão Negra valoriza muito a competência e o poder de um vampiro, e isso decididamente tem a ver com sua idade. Um dos Seraphins, por exemplo, é de 5° Geração e o livro descreve que as poucas pessoas que o tocaram o descrevem como "Diamond Hard" - duro feito diamante. A idade tem relevância na medida do poder do vampiro, mas a estrutura em si é meritocrática.

 
Um pouco da estrutura do Sabá

Kamut: Um Kamut é um bando temporário para realizar uma missão em particular.

Ex: A morte de um Ventrue da Camarilla requer uma invasão silenciosa a uma festa, o desligamento dos sistemas de segurança, uma distração sutil dos guardas e uma explosão que mate TODO MUNDO dentro da casa após o Ventrue ter sido morto. Um Kamut é convocado para lidar com o problema, selecionado a partir dos membros disponíveis de acordo com suas habilidades: Um Toreador borboleta social, um Nosferatu com quilos de ofuscação e um outro com quilos de dinamite e as especialidades corretas. Depois da missão ter sido cumprida, cada membro volta a suas vidas normais.

Coluna/Pilar: Um pilar é um bando permanente do sabá, e existe porque alguns membros possuem sintonia particularmente forte uns com os outros, porque suas especialidades se complementam e porque eles não deveriam ser separados por puro e simples resultado.

Ex: O time de dois Nosferatu e uma Toreador foi bem sucedido em diversas missões e passaram, à medida que cresceram na seita, a sempre terem a necessidade um do outro. A ausência das especialidades de um atrapalha o trabalho do outro, etc. Pelo melhor interesse da seita e dos operativos, decreta-se que eles formarão um Pilar: O pilar passa a se tornar disponível para as missões enquanto os membros individuais só integrarão Kamuts SE o pilar não tiver uma missão.

Mas porém ...

Se personagem tem o antecedente de membro da mão negra cada ponto no antecedente representa o posto do vampiro em questão dentro da seita. Isso também representa o nível de responsabilidade do vampiro, evidentemente. O caso é que os operativos que você chama da mão negra para te ajudarem não são para a realização de missões da mão negra - eles são seus irmãos. Os vampiros da mão se tratam por irmãos e possuem uma obrigação poética de auxílio uns com os outros. Na minha interpretação do fato, esse auxílio é proveniente do seu engajamento com a mão: o Caine's Chosen deixa claro que jogos da mão negra são difíceis de misturar com os jogos do Sabá mais convencionais.

Só um watch commander pode convocar um Kamut para realizar uma missão em nome da Mão Negra. Em tese, qualquer pessoa acima de um watch commander também poderia, mas esse normalmente delega essa função ao watch commander porque esse é o trabalho dele/dela. Além disso, o Ductus de um determinado Kamut é determinado pelo Watch Commander dependendo da natureza de uma missão, enquanto o Ductus de um Pilar é como um Ductus normal - fixo até que algo aconteça.

Quanto a responder diretamente ao Seraphim eu não sei, mas seu narrador pode ter considerado que um Seraphim em particular teve interesse no seu personagem e decidiu acompanhá-lo, mas essa estrutura de poder não é formal. Embora a estrutura da mão negra seja meritocrática ela ainda trabalha com sistema de cargos e posse: se você for comandante da torre de vigia isso é da sua ciência, bem como se você for lider de uma coluna, kamut ou qualquer outra coisa.

Por tanto muito cuidado nas noites !

Sem comentários:

Enviar um comentário